Blog
COTIDIANO PSI
Depressão, O buraco negro da Alma

Depressão, O buraco negro da Alma

A vida só vale a pena quando colocamos sentido em nossas ações e emoções, caso contrário somos arremessados a um vazio avassalador, um esvaziamento da nossa existência.

Quando perdemos a capacidade de avaliação do presente e das possibilidades de futuro perdemos também a possibilidade de projetar experiências de perdas e ganhos futuros, oriundos do processo natural da vida.

A depressão é um transtorno que afeta o corpo e a mente, uma doença muitas vezes silenciosa, que consome a energia física e altera a maneira de pensar, agir e avaliar a realidade.

Vivemos tempos líquidos, nos deparamos com a falta de empatia, com o sucesso a qualquer preço, com a “felicidade” estampada nas redes sociais, com a superficialidade das relações amorosas e sociais, na falta de tempo, nos medos de toda ordem. Tudo isso nos pressiona e pode nos arremessar a um grande buraco chamado depressão.

Somos humanos e não máquinas! O corpo e a mente falham frente às mais diversas situações de estresse. Diante desse esgotamento o corpo físico e mental necessita de tratamento para restabelecer sua capacidade de agir e sentir o mundo.

A psicoterapia é grande aliada nesse processo de restruturação do indivíduo que sofre de depressão, para que ele possa sair deste labirinto e reencontrar o caminho para a plenitude na vida.

08 / Mai / 2019
Rose Fernandes

Comente esta publicação